Codecs: Como exportar seu projeto no Premiere Pro
top of page

Codecs: Como exportar seu projeto no Premiere Pro

Atualizado: 2 de mar. de 2020

Depois de concluir a edição do seu projeto de vídeo, o Premiere Pro permite exportar facilmente sua sequência no formato mais adequado às suas necessidades. Antes de se envolver com codecs, frame rates e outras configurações, é essencial determinar o destino do seu vídeo. Onde ele será exibido? Você está exportando para upload na Web ou deseja entregar um arquivo de alta resolução a um cliente? Neste tutorial, abordaremos o passo a passo de como exportar vídeo com codecs H.264, ProRes e Photo-JPEG.

Exportando em H.264 Para iniciar a exportação, clique em File > Export > Media (atalho de teclado Cmd + M ou Ctrl + M). Isso abrirá a janela Configurações de exportação.

Na parte superior, você verá a opção "Match Sequence Settings.". Na maioria dos casos, é melhor ficar longe desta opção e deixar essa caixa de seleção desmarcada. Em "Format", escolha H.264. Este é de longe um dos codecs mais populares e eficientes. Esses arquivos oferecem boa qualidade em um tamanho razoável, o que os torna ótimos para upload na Web, além de compartilhar entre clientes e colaboradores. Em "Preset", você verá uma longa lista de predefinições de vídeo. Uma predefinição recomendada para começar é Match Source – High bitrate. Essa predefinição combina o vídeo de saída com as configurações da fonte principal (resolução, taxa de quadros, etc.) e define as bitrate settings entre 10 - 12 Mbps. Esses valores de bitrates são um ponto de partida de "qualidade média" para ter um vídeo em 1080 HD.


Para obter uma qualidade ainda melhor na sua exportação, convém aumentá-las um pouco mais (~ 20 Mbps ou mais). Lembre-se de que a determinação dos bitrates correta para o seu vídeo se baseia na gravação de origem com a qual você está trabalhando e nas necessidades de entrega. Quanto maior a taxa de bits, maior o tamanho do arquivo.


Dica: você pode criar e salvar predefinições personalizadas para carregá-las rapidamente para futuras exportações. Basta especificar suas configurações na parte inferior da janela Export Settings e clicar no botão "Save Your Preset" ao lado do menu suspenso "Preset".



Em seguida, especifique onde deseja salvar o arquivo de vídeo no seu computador. Clique no Output Name em azul, escolha a pasta e pressione "Save" (este destino é especificado em "Summary"). Clique em Exportar! Observe que você pode especificar individualmente as configurações do vídeo em Basic Video Settings. Por exemplo, você pode desmarcar a caixa de seleção ao lado das dimensões da resolução (Width/Height) e ajustá-las você mesmo (por exemplo, ao exportar uma sequência 4K em resolução 1080 HD).


Exportando em ProRes (Mac) O ProRes é outro formato popular de pós-produção que permite aos editores maximizar o desempenho e a qualidade. Embora o codec tenha sido projetado para ser usado como um formato de edição (não um formato de entrega), muitos clientes e festivais de cinema o adaptaram como um codec de reprodução. Veja como exportar no ProRes: Formato: Quicktime Codec de vídeo: Apple ProRes 422 (ou HQ para maior qualidade - mas isso resultará em um tamanho de arquivo muito maior). Clique em Match Source abaixo de Basic Video Settings. Clique em Export!

Exportando em foto - JPEG (Mac ou PC)

Formato: Quicktime Codec de vídeo: Foto - JPEG Clique em Match Source abaixo de Basic Video Settings. Clique em Export!

É claro que existem muitas outras opções e configurações que você pode usar, mas este guia básico o ajudará a colocar seu vídeo em um formato com ótima qualidade e compartilhável. Depois de entende-los, você pode experimentar outras opções para encontrar o resultado ideal.

bottom of page