Como trocar o céu na foto usando o celular

Atualizado: Mai 4

Aprenda como melhorar o céu na sua foto de maneira rápida e fácil


Sei que muitos já sofreram com esse problema: a foto fica com o céu estourado, todo branco, logo naquela foto feita naquele lugar lindo com o céu azul e algumas belas nuvens.



Muitas vezes isso acontece por causa da fotometria. Toda câmera fotográfica possui um mecanismo interno responsável por medir a quantidade de luz que irá entrar na fotografia, de acordo com as configurações selecionadas na câmera. A maioria das câmeras de smartphones já fazem esta medição automaticamente, sem que você precise mexer em algo. Nas câmeras profissionais, o fotômetro faz esta medição te avisando se a sua fotografia ficará subexposta (escura), superexposta (clara) ou com a exposição correta (nem estourada nem escurecida).


Felizmente, esse problema tem solução. O resultado final vai depender do seu conhecimento nos aplicativos e nos softwares que possuem ferramentas que auxiliam tipo de trabalho. Neste vídeo, minha intenção é te mostrar uma possibilidade a mais.



Eu gostaria de te dar uma dica que é bastante útil na minha vida de fotógrafo amador: no momento da foto você pode optar por fazer duas fotos. Isso mesmo! Uma fotometrada no céu e outra fotometrada na paisagem/modelo. Pois assim, você pode juntar as duas fotos depois e trabalhar a imagem numa pós produção para deixá-la mais interessante. Fazendo isso, certamente, você obterá um resultado mais natural. Digo isso, pois as vezes é complicado encontrar um céu que se encaixe perfeitamente com a sua fotografia.


Abaixou vou colocar as duas imagens, o antes e depois. Assim você pode tirar suas conclusões com mais calma.


Como mudar o céu na foto usando celular picsart photoshop
Como mudar o céu na foto usando celular picsart photoshop
Como mudar o céu na foto usando celular picsart photoshop
Como mudar o céu na foto usando celular picsart photoshop

Em qualquer ajuste deste tipo, é sempre importante você puxar todo o zoom e passar a borracha cuidadosamente para apagar as partes que não interessam. No caso deste tutorial, utilizando aplicativos para smartphone, eu coloquei a foto do céu azul com nuvens por cima da camada com a foto da modelo fazendo yoga. Após isso, eu apliquei o modo de mesclagem "escurecer" na camada com a foto do céu. Daí então, foi necessário dar mais zoom e, detalhadamente, passei a borracha onde não deveria aparecer a camada do céu azul.