Como criar GIF animado no Photoshop para uso comercial
top of page

Como criar GIF animado no Photoshop para uso comercial

Atualizado: 2 de mar. de 2020

Confira neste post como criar GIF animado com efeito neon


Eu curto muito os gifs. E utilizo-os como memes em mensagens para amigos no WhatsApp, Facebook e e-mails pessoais.


Além do uso pessoal, também é possível utilizar os gifs em emails de prospecção e nos conhecidos e-mail marketing. Em muitas vezes, nós vemos GIFs em diversos sites, oferecendo cursos, produtos e oportunidades duvidosas.



GIF é uma ótima maneira de se comunicar de maneira criativa, cativando a atenção do interlocutor e transmitindo uma mensagem para criar uma relação com empatia (rapport). Sabendo disso, já dá pra imaginar porque tantas empresas consideram os Gifs adequados para emails de prospecção. As empresas começaram a gostar da ideia de usar gifs, uma vez que os gifs se tornaram mais atrativos que simples imagens e muito mais baratos e fáceis de criar do que um vídeo.


Basicamente, o gif é a fusão entre imagens e animações, é quase que um vídeo curto e sem áudio operando em loop infinito. Felizmente, não é necessário você ser ser um gênio do Photoshop ou um designer incrível para brincar com gifs.


Espero que este vídeo possa te ajudar de alguma forma.



Como vocês puderam conferir no vídeo, eu não sou nenhum designer, mas acredito que deu explicar direitinho como criar os GIFs. O resultado final do trabalho depende muito da sua criatividade e da capacidade de executar suas idéias no software.


Vou aproveitar este post e listar algumas ideias que penso sobre os GIFs:


1. São fáceis de usar e customizar

2. São atraentes e efetivos

3. Melhor que imagens e mais barato do que vídeos

4. Eles falam a linguagem da internet

5. Gifs são mobile-friendly

6. Gifs contam uma história

7. E-mail Marketing


Os GIFs ajudam você a explorar a personalidade da sua marca. Por que não explorar a sua marca de maneira divertida também?


Outra forma de usá-los é mostrar para a sua audiência como funciona o seu produto, ou mostrar quais são as novidades do produto. Pois é, você pode fazer uma animação mostrando a montagem de um produto com detalhes.


Enfim, eu quis mostrar para você um pouco sobre o poder da comunicação e como é possível usar os gifs como ferramenta para incrementa-la. Para qualquer empresa, os clientes são os ativos mais importantes. Por isso, é necessário saber como se comunicar com eles, chamar a atenção e criar conexões importantes para os negócios.


Não se esqueça que a comunicação não se limita apenas às áreas de marketing e vendas. Ela faz parte de todo o trabalho realizado em todos os departamentos da empresa.

Vale lembrar que os Gifs não são mágicos em estratégias de conteúdo. Você precisa saber gerenciar a sua utilização para que eles realmente te sirvam como um bônus dentro dos processos. Não os utilize demasiadamente e tenha moderação.


Principalmente no mundo dos négocios, não utilize gifs fora de contexto apenas para parecer “atualizadão/modernão”. Pense inteligentemente em como usá-los a seu favor e não apenas como uma diversão.


Para o uso pessoal, você melhor do que ninguém sabe o que faz. Então, seja feliz ao usá-los!!!

bottom of page