• gustavoyabai

12 dicas para melhorar suas fotos com o celular

Fotografar é uma das principais funcionalidades que as pessoas exigem de seus celulares. Todas as fabricantes sabem muito bem disso.


Não caia na história de que você precisa ter uma smartphone de R$ 6.000,00 para conseguir tirar boas fotos. Atualmente, a diferença entre as câmeras em smartphones não é tão gritante.


Nesta última década, foi impressionante a evolução das câmeras em dispositivos móveis, tanto que, atualmente, mesmo um smartphone considerado intermediário te possibilitará tirar fotos com ótima qualidade. Porém, é necessário dominar a câmera que você tem no seu celular.


No final desta postagem, vou te indicar um curso incrível criado por um fotógrafo profissional. O curso é totalmente voltado para fotografia feita com o smartphone.


Depois de ler nossas dicas abaixo, visite nossos tutoriais para editar fotos no celular e também disponibilizamos centenas de presets gratuitos para o app Adobe Lightroom.


A seguir, vou te deixar dicas importantíssimas para melhorar as suas fotos no celular. Estas dicas podem ajudar desde usuários iniciantes até avançados em smartphones. Confira:


1. Sempre tenha atenção especial com a LUZ

Fotografia é: "Arte ou processo de reproduzir, pela ação da luz ou de qualquer espécie de energia radiante, sobre uma superfície sensibilizada, imagens obtidas mediante uma câmara escura." [Definição obtida em Michaelis]


Quando você fotografa, a câmera captura a luz que está sendo refletida na pessoa / objeto, e toda essa luz irá chegar até o sensor da câmera. Sendo assim, se o objeto ou a pessoa estiver em um local escuro, a foto ficará escurecida. É fundamental que o assunto que será fotografado esteja corretamente iluminado. E na maioria dos casos, de preferência, iluminado por alguma fonte de luz que não apareça na cena.




2. Contraluz

Vou tentar exemplificar. Imagine que você está fotografando durante o pôr-do-sol e o sol está atrás da pessoa que você vai fotografar. Em casos assim, o sensor da câmera do seu smartphone irá fazer ajustes automáticos para tentar reduzir toda aquela luz vinda do sol. Ao fazer isso, como resultado, a pessoa que você está fotografando ficará toda escurecida.


É recomendado você evitar o contraluz, exceto em casos de fotografia em que o objetivo é registrar a silhueta de uma pessoa utilizando esta técnica de fotografar se aproveitando do contraluz.



Outra possibilidade de corrigir o "problema" de escurecimento da pessoa no caso de fotografar no contraluz, seria utilizando flashes ou rebatedor de luz, mas isso, já é um assunto um pouco mais avançado.


3. Procure uma fonte de luz

Se você for fotografar em algum lugar fechado, como por exemplo, dentro de casa ou em um escritório, procure algum local com iluminação melhor, como janelas e portas, ou então alguma boa fonte de luz artificial.



Quando você tira fotos em locais escuros, a câmera do seu celular irá automaticamente tentar compensar esta falta de iluminação, forçando a câmera a tirar a foto com maior tempo de exposição (diafragma fica mais tempo aberto para tentar capturar mais luz) e ISO mais alto. Como resultado, sua foto pode sair borrada ou com uma aparência de "granulado".


4. Exposição correta

Pegue o seu smartphone e faça um simples teste. Abra a câmera e toque em algum ponto. Se você tocar em algum ponto escuro na foto, automaticamente a sua câmera tentará ajustar corretamente a iluminação daquele ponto mais escuro que você selecionou, e consequentemente irá clarear todo o restante da foto. E se, você tocar em algum ponto muito claro e iluminado, a sua câmera irá escurecer este ponto claro que você selecionou e por consequência, o restante da sua foto também será escurecida.

Por isso, quando for fotografar, saiba utilizar esta função da sua câmera, pode ser muito útil.



5. Difundir a luz

É simples! Exemplo: você está fotografando uma pessoa e do lado da cabeça dela tem uma forte fonte de luz. E esta luz está fazendo com que apareça uma sombra bem escura e definida do nariz dela.


Pois é, você já deve ter visto algumas fotos assim. Em alguns casos, até gera um "efeito" bacana. Se esta sombra for indesejável, tente usar a fonte de luz de uma maneira indireta para suavizá-la, ou seja, uma luz difusa. Uma possibilidade seria ligar a lanterna de outro celular e rebater esta luz em uma parede branca.



6. Melhores horários

Imagine este exemplo extremo: você fotografando durante o sol forte das 13h, e a pessoa com a mão na testa protegendo os olhos do sol, e com isso, fazendo sombra no rosto. Daí uma parte do rosto ficará com uma sombra bem destacada, e no restante da foto fica tudo estourado na luminosidade.


Não precisa ser fotógrafo profissional para saber que por volta do meio-dia, o sol está muito forte, causando muita luminosidade e muitas sombras indesejadas para a fotografia.



O recomendado é, se for fotografar neste horário, que seja em dias nublados. Outra possibilidade muito interessante e que pode te ajudar a criar lindas fotos, é aproveitar o nascer do sol, e também o pôr-do-sol, o famoso golden hour. Além da linda cor do sol neste horário, haverá um maior equilíbrio entre áreas escuras e claras das fotos.


7. Aproveite o foco

Aqui neste caso, você também pode fazer um teste. Abra a câmera do seu celular e toque em algum objeto próximo e a sua câmera irá focar neste objeto e irá desfocar / borrar o fundo. Ou seja, quando for fotografar, fique atento a este recurso. Atualmente, muitos smartphones possuem duas câmera traseiras, por exemplo. E graças a isso, o celular consegue criar um desfoque melhor e mais forte, através do software da câmera.



8. Experimente outros aplicativos

Além de todas as dicas que você já leu até agora, e todo o conteúdo disponível aqui no site, você também pode explorar outras possibilidades para melhorar suas fotos. Como por exemplo, entrar na loja de aplicativos do seu celular e buscar por apps de câmera, que poderão oferecer ferramentas diferentes e avançadas, se comparadas ao app original da câmera do seu celular.



9. Capriche no cenário

Sempre que for fotografar, fique atento com o que há em volta da pessoa ou do objeto. Se você quer deixar em destaque uma pessoa, tente tirar da sua foto objetos que irão roubar a atenção do foco principal.


Se você for fotografar dentro de uma casa e não deseja mostrar muita coisa (móveis, objetos, "bagunça") você pode escolher um local iluminado, com uma parede como fundo da foto. Fotografe em um ponto da casa bem iluminado e organizado em que você se sinta bem e confortável.


10. Seja curioso

Muitas câmeras possuem o modo "avançado", que permite alterar configurações importantes como exposição, ISO, balanço de brancos, entre outros recursos que podem ser alterados de maneira manual e independente. Possibilitando que você tenha mais controle nas suas fotos. Esta dica serve mesmo se você for um iniciante e não saiba para o que serve esses recursos, mas vale muito a pena brincar com eles e observar quais resultados você consegue. Você pode se surpreender com estes recursos e deixar suas fotografias ainda melhores.


11. Higienização

Parece algo tão banal, porém, se o celular estiver tirando fotos borradas ou desfocadas, certifique-se de limpar a lente da sua câmera, tomando cuidado para não riscá-la. A sujeira na lente pode confundir os sensores da câmera, sendo assim, ela não conseguirá focar corretamente e deixará sua foto borrada.


12. Sem tremer

Se possível, é muito importante que você utilize as duas mãos para não tremer o celular. Claro que, no caso de selfies, fica um pouco mais complicado usar os dois membros, mas se esforce para segurar o celular mais firme possível, para diminuir a vibração causada pelo seu corpo.


Caso prefira, você pode investir em um bom tripé para tirar suas fotos e usar o timer da sua câmera. Alguns bastões de selfie possuem botão para fazer o disparo, e assim facilitando sua foto.


Resumão? Fotografe em lugares com boas condições de iluminação (natural ou artificial). Quanto melhor for a iluminação, melhor será a qualidade da foto. Digo isso porque as câmeras, principalmente de celular, tende a deixar fotos feitas em ambientes com a iluminação ruim, com um "granulado" feio, porque a câmera "se esforça" para compensar a falta de iluminação e prejudica a qualidade da imagem. Além disso, é preciso ficar atento ao horário e à luz do sol: não compensa fotografar com o sol em cima estourando claridade na cabeça e no rosto da pessoa. Seja curioso e explore as funções da sua câmera e aplicativos novos. Também é importante caprichar no cenário da foto, escolha um fundo bonito. As vezes o menos é mais, e uma simples parede branca já te ajuda. E é claro, você se torna bom em fazer alguma coisa quando você pratica muitas vezes. Portanto, não tenha medo. Pratique muito. Fotografar é muito bom.


É isso aí, espero ter ajudado você!


Conforme prometi, confira abaixo a apresentação do curso de fotografia no smartphone que mencionei no começo do post. Vale muito a pena! Assista ao vídeo e depois clique aqui para mais detalhes.



Compartilhe estas dicas com seus amigos que curtem fotografia.