12 dicas para melhorar suas fotos com o celular

Fotografar é uma das principais funcionalidades que as pessoas exigem de seus celulares. Todas as fabricantes sabem muito bem disso.


Não caia na história de que você precisa ter uma smartphone de R$ 6.000,00 para conseguir tirar boas fotos. Atualmente, a diferença entre as câmeras em smartphones não é tão gritante.


Nesta última década, foi impressionante a evolução das câmeras em dispositivos móveis, tanto que, atualmente, mesmo um smartphone considerado intermediário te possibilitará tirar fotos com ótima qualidade. Porém, é necessário dominar a câmera que você tem no seu celular.


No final desta postagem, vou te indicar um curso incrível criado por um fotógrafo profissional. O curso é totalmente voltado para fotografia feita com o smartphone.


Depois de ler nossas dicas abaixo, visite nossos tutoriais para editar fotos no celular e também disponibilizamos centenas de presets gratuitos para o app Adobe Lightroom.


A seguir, vou te deixar dicas importantíssimas para melhorar as suas fotos no celular. Estas dicas podem ajudar desde usuários iniciantes até avançados em smartphones. Confira:


1. Sempre tenha atenção especial com a LUZ

Fotografia é: "Arte ou processo de reproduzir, pela ação da luz ou de qualquer espécie de energia radiante, sobre uma superfície sensibilizada, imagens obtidas mediante uma câmara escura." [Definição obtida em Michaelis]


Quando você fotografa, a câmera captura a luz que está sendo refletida na pessoa / objeto, e toda essa luz irá chegar até o sensor da câmera. Sendo assim, se o objeto ou a pessoa estiver em um local escuro, a foto ficará escurecida. É fundamental que o assunto que será fotografado esteja corretamente iluminado. E na maioria dos casos, de preferência, iluminado por alguma fonte de luz que não apareça na cena.




2. Contraluz

Vou tentar exemplificar. Imagine que você está fotografando durante o pôr-do-sol e o sol está atrás da pessoa que você vai fotografar. Em casos assim, o sensor da câmera do seu smartphone irá fazer ajustes automáticos para tentar reduzir toda aquela luz vinda do sol. Ao fazer isso, como resultado, a pessoa que você está fotografando ficará toda escurecida.


É recomendado você evitar o contraluz, exceto em casos de fotografia em que o objetivo é registrar a silhueta de uma pessoa utilizando esta técnica de fotografar se aproveitando do contraluz.