• gustavoyabai

10 dicas e truques fáceis para melhores fotos e vídeos no Celular

Eventualmente, até os profissionais utilizam celulares para capturar imagens. Neste post, vou te dar dicas de como tirar fotos melhores com seu smartphone.


Seu smartphone está sempre com você, um companheiro constante que pode se conectar à Web, e mantém você em constante contato com o mundo. É um dos itens principais que você pega antes de sair de casa. Até alguns anos atrás, fazer imagens e vídeos com smartphones era terrível, qualidade de imagem ruim, usávamos porque era o que tinha. Felizmente, os tempos mudaram e as câmeras dos telefones ficaram cada vez melhores. Os modelos mais recentes oferecem imagens e vídeos de qualidade e oferecem truques de software bacanas para desfocar o fundo das fotos, assim como uma lente de um equipamento profissional, por exemplo, lentes com abertura de f/2 ou f/1.4.


No final desta postagem, vou te indicar um curso incrível criado por um fotógrafo profissional. O curso é totalmente voltado para fotografia feita com o smartphone. Confira estas dicas para obter as melhores imagens possíveis no seu telefone.


1. Se possível, escolha um celular com boa câmera Quando for comprar o seu celular, pesquise. Hoje em dia, existem muitos sites que fazem comparação entre diversos modelos de smartphones. Pesquise na internet, é possível saber se a cêmera do celular é boa ou não. Também existem centenas de reviews no Youtube.


A qualidade das câmeras dos smartphones teve um grande salto em termos de qualidade nos últimos dois anos. Se você estiver usando um telefone antigo, é provável que a câmera não esteja à altura no quesito qualidade de imagem. Se a qualidade da câmera for uma prioridade ao comprar o celular, capriche na pesquisa antes de comprá-lo. Se possível financeiramente, considere adquirir dispositivos que se destacam no quesito câmera, como: Apple iPhone, Google Pixel ou Samsung Galaxy mais recentes.


2. Busque a Luz

Evite fotografar em lugares escuros. Quando o sensor identifica que o ambiente é escuro, a câmera do seu celular irá tentar corrigir essa falta de luz, fazendo com que a sua foto fique com qualidade menor.


Para obter as melhores fotos, procure locais onde haja melhor iluminação. Se você estiver em um ambiente fechado (casa, escritório) durante o dia, procure por uma janela ou porta para obter uma boa luz natural. É sempre uma melhor opção buscar por luz, em vez de usar o flash LED (lanterna).



3. Ajuste a exposição

Os smartphones atuais oferecem muita facilidade para tirar suas fotos, na maioria dos casos é só apontar e disparar, mas os aplicativos que executam suas câmeras geralmente oferecem algum nível de controle manual. O ajuste mais básico que você pode fazer é a exposição - clarear ou escurecer uma cena - e usá-la de maneira correta pode transformar uma condição insatisfatória em uma boa foto. Use esta opção para iluminar o prato do seu jantar e torná-lo perfeito para o Instagram, ou então para escurecer as sombras em um retrato e deixá-lo com um ar mais dramático. O recurso nem sempre é identificado da mesma forma. Em um iPhone, arraste o ícone do sol. Os telefones Android normalmente têm o ícone +/-.



4. Utilize a grade da sua câmera As câmeras profissionais geralmente possuem grades de enquadramento na janela do visor para ajudá-lo a enquadrar melhor as fotos e enquadrar de acordo com a regra dos terços.


Faça pesquisas na internet para você ter uma noção melhor sobre composição e enquadramento. Este tipo de aprendizado servirá para equipamentos profissionais dedicados e fotografia pelo celular.


Você pode ativar a grade no aplicativo de câmera do seu telefone. Adicionar uma linha de grade ajuda a manter o horizonte reto e é uma grande vantagem para retratos em frente a monumentos famosos, por exemplo. Com exceção da notável Torre de Pisa, mantenha-a torta. No geral, é uma boa ideia manter as estruturas verticais perfeitamente verticais em suas fotos.


5. Conheça os recursos da sua câmera Os recursos das câmeras modernas de smartphones são impressionantes. Vimos avanços na fotografia computacional que permitem desfocar o fundo das imagens, imitando a aparência de uma lente de grande abertura (como f/1.8, f/1.4, por exemplo) e alguns aparelhos também podem capturar vídeos em câmera lenta. Seu telefone provavelmente também possui um bom modo de disparo contínuo, e nunca é uma má ideia tirar algumas imagens em sequência para ter muitas opções na hora de escolher - apenas certifique-se de não postar todas elas no Instagram.


6. Experimente uma lente adicional

Certamente, o seu telefone possui pelo menos uma lente, alguns modelos oferecem câmeras traseiras dupla, normalmente uma lente oferece um ângulo mais aberto e a outra lente um ângulo mais fechado. Uma boa lente adicional custará caro a você. Infelizmente, as lentes adicionais com baixo preço, pelas minhas experiências até hoje, não vale a pena, pouco ajudam. Não vou indicar marcas para não ser injusto, mas você encontrar boas lentes no valor acima de R$ 150,00. Apesar de não ser um valor tão baixo, pense pelo lado positivo: vai te ajudar a melhorar suas fotos e você poderá usá-la em seus outros smartphones.



Escolher o tipo de lente adicional também é importante. Acho que uma macro adiciona mais versatilidade à câmera do telefone, mas você pode preferir uma lente de conversão grande angular, olho de peixe ou teleobjetiva.


7. Foco

Mesmo sem uma lente macro, seu telefone pode focar bem de perto. Use essa vantagem. Você pode tirar uma foto do seu jantar chique e se aproximar do prato, mas mantenha todo o quadro em foco.


8. Tenha um estabilizador

Não se trata apenas de fotografia. As câmeras compactas de nível básico estão presas a 720p, mas se você possui um smartphone mais recente, talvez tenha uma câmera de vídeo com capacidade de gravação em 4K no seu bolso. Os principais modelos incluem estabilização óptica de imagem. Se você deseja um vídeo realmente suave e bonito, pense em um bom estabilizador com alimentação para manter o telefone estável.



9. Adicione um microfone

Ao gravar vídeos, um bom áudio pode ser tão importante como imagens nítidas. O microfone interno do telefone destina-se a fazer chamadas telefônicas não a gravar áudio de alta qualidade. Os fones de ouvido podem estar desaparecendo dos telefones, mas você pode obter um microfone conectado diretamente à porta USB. Ao comprar, verifique com cuidado para garantir que o microfone seja compatível com seu telefone e seu sistema operacional.



10. Edite suas fotos

O telefone é um computador portátil poderoso, capaz de fazer ajustes básicos de imagem como um laptop de ponta executando o Photoshop ou o Lightroom. Você deve baixar algum aplicativo de edição de imagens - o meu favorito é o Lightroom, download gratuito para Android e iOS. Aqui no nosso site disponibilizamos centenas de presets grátis para você usar no Lightroom.



Fotógrafos mais avançados podem ativar a captura Raw, o que proporcionará muito mais liberdade de edição. E se você possui um iPhone com lente dupla, pode adicionar um aplicativo como o Focos, que permite ajustar a quantidade e a qualidade do desfoque de fundo nas suas fotos no Modo Retrato.


Mais dicas? Clique aqui.

Esperamos que você tenha aprendido algo novo e continue usando o smartphone para capturar imagens incríveis. Conforme prometi, confira abaixo a apresentação do curso de fotografia no smartphone que mencionei no começo do post. Vale muito a pena! Assista ao vídeo e depois clique aqui para mais detalhes.


Compartilhe estas dicas com seus amigos que curtem fotografia.

Contato

E-mail Profissional:

gustavoyabai@gmail.com

© 2020 por Gustavo Yabai. Todos os direitos reservados.