10 dicas e truques fáceis para melhores fotos e vídeos no Celular

Eventualmente, até os profissionais utilizam celulares para capturar imagens. Neste post, vou te dar dicas de como tirar fotos melhores com seu smartphone.


Seu smartphone está sempre com você, um companheiro constante que pode se conectar à Web, e mantém você em constante contato com o mundo. É um dos itens principais que você pega antes de sair de casa. Até alguns anos atrás, fazer imagens e vídeos com smartphones era terrível, qualidade de imagem ruim, usávamos porque era o que tinha. Felizmente, os tempos mudaram e as câmeras dos telefones ficaram cada vez melhores. Os modelos mais recentes oferecem imagens e vídeos de qualidade e oferecem truques de software bacanas para desfocar o fundo das fotos, assim como uma lente de um equipamento profissional, por exemplo, lentes com abertura de f/2 ou f/1.4.


No final desta postagem, vou te indicar um curso incrível criado por um fotógrafo profissional. O curso é totalmente voltado para fotografia feita com o smartphone. Confira estas dicas para obter as melhores imagens possíveis no seu telefone.


1. Se possível, escolha um celular com boa câmera Quando for comprar o seu celular, pesquise. Hoje em dia, existem muitos sites que fazem comparação entre diversos modelos de smartphones. Pesquise na internet, é possível saber se a cêmera do celular é boa ou não. Também existem centenas de reviews no Youtube.


A qualidade das câmeras dos smartphones teve um grande salto em termos de qualidade nos últimos dois anos. Se você estiver usando um telefone antigo, é provável que a câmera não esteja à altura no quesito qualidade de imagem. Se a qualidade da câmera for uma prioridade ao comprar o celular, capriche na pesquisa antes de comprá-lo. Se possível financeiramente, considere adquirir dispositivos que se destacam no quesito câmera, como: Apple iPhone, Google Pixel ou Samsung Galaxy mais recentes.


2. Busque a Luz

Evite fotografar em lugares escuros. Quando o sensor identifica que o ambiente é escuro, a câmera do seu celular irá tentar corrigir essa falta de luz, fazendo com que a sua foto fique com qualidade menor.


Para obter as melhores fotos, procure locais onde haja melhor iluminação. Se você estiver em um ambiente fechado (casa, escritório) durante o dia, procure por uma janela ou porta para obter uma boa luz natural. É sempre uma melhor opção buscar por luz, em vez de usar o flash LED (lanterna).



3. Ajuste a exposição

Os smartphones atuais oferecem muita facilidade para tirar suas fotos, na maioria dos casos é só apontar e disparar, mas os aplicativos que executam suas câmeras geralmente oferecem algum nível de controle manual. O ajuste mais básico que você pode fazer é a exposição - clarear ou escurecer uma cena - e usá-la de maneira correta pode transformar uma condição insatisfatória em uma boa foto. Use esta opção para iluminar o prato do seu jantar e torná-lo perfeito para o Instagram, ou então para escurecer as sombras em um retrato e deixá-lo com um ar mais dramático. O recurso nem sempre é identificado da mesma forma. Em um iPhone, arraste o ícone do sol. Os telefones Android normalmente têm o ícone +/-.



4. Utilize a grade da sua câmera As câmeras profissionais geralmente possuem grades de enquadramento na janela do visor para ajudá-lo a enquadrar melhor as fotos e enquadrar de acordo com a regra dos terços.


Faça